quinta-feira, 9 de abril de 2009

O poeta que eu mais adimiro

9
William Butler Yeats (13 de Junho, 1835 - 18 de Janeiro, 1939)

YeatsVastamente reconhecido como um dos expoentes da poesia do Século XX, Yeats nasceu em Dublin, onde se desenvolveu em um meio culto e criativo. Seu pai foi o pintor John Butler Yeats. William também estudou Arte, tanto em Dublin quanto em Londres. Durante as férias sua família costumava visitar Sligo, na região Oeste do país. As ricas tradições e as lendas do lugar influenciaram fortemente o poeta por toda a vida.

YeatsAos vinte e dois anos mudou-se, com a família, para a Inglaterra, onde permaneceu por aproximadamente uma década, retornando à Irlanda em 1896. Embora seus trabalhos preliminares fossem intrinsicamente ligados às tradicões e ao seu simbolismo, Yeats envolveu-se profundamente com o meio político de sua época e seus trabalhos posteriores são mais centrados em temas inerentes ao Nacionalismo Irlandês. No final do século XIX e início do século XX, o escritor ingressou na política e serviu no Senado do recém fundado Estado Livre da Irlanda. Em 1923, William Butler Yeats foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura.

O Escolhido da Fada

(1899)

O cavaleiro vinha de Knocknare E, quando cruzava os áridos campos de YeatsClooth-na-bare; ele sentia Caolte agitando seus cabelos ardentes E Niamh chamando Venha, Venha para cá
Esvazie seu coração de seu sonho mortal.
Os ventos acordaram, as folhas giram pelo ar,
Nossas faces estão descoloridas,
Yeatsnossos cabelos estão soltos,
Nosos peitos estão arfantes,
Yeatsnossos olhos tem um brilho fugidio,
Nossos braços estão acenando,
Yeatsnossos lábios estão entreabertos;
Venha! E se alguém olhar sobre
Yeatsnosso tão desejado vínculo,
Nós estaremos entre ele e os feitos das suas mãos,
Nós estaremos entre ele e as esperanças
Yeatsde seu coração. O cavaleiro está seguindo velozmente 'entre noites e dias', E, onde poderá haver esperanças ou feitos tão Yeatsapraziveis e belos? Seu companheiro Caolte agitando seus cabelos de fogo, E Niamh chamando Venha, Venha para cá.
W. B. Yeats

Nenhum comentário: